Profissionais do setor de turismo enfrentam um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e enxuto. Por esse motivo, a qualificação desses especialistas é cada vez mais importante. Sem essa competência, conquistar boas posições em empresas é muito difícil. Logo, a importância da língua inglesa no turismo é extrema.
Porém, mesmo com essas evidências, pesquisas apontam que o nível de inglês dos brasileiros é um dos piores do mundo. Essa realidade afeta o segmento de turismo e diminui as possibilidades de trabalho. Por isso, a Idiomátika elaborou este artigo para que você entenda a importância da língua inglesa no turismo.
Com os dados apontados aqui, você perceberá a relevância do idioma e terá mais determinação para alcançar a fluência. Confira!
5 fatos que explicam a importância da língua inglesa no turismo
Globalização
As crescentes evoluções tecnológicas ao redor do mundo são responsáveis pela globalização. Diante desse fenômeno, a comunicação entre os países é cada vez mais frequente, seja por motivos pessoais ou comerciais. O inglês se tornou uma peça chave para o processo de diálogo entre pessoas do globo. Atualmente, o idioma é considerado a principal língua em todo o mundo de relações internacionais.
Portanto, é imprescindível que o profissional que lida com pessoas de todo o mundo tenha pleno domínio no inglês. Caso contrário, é improvável que um processo de comunicação seja realizado com eficiência. A importância da língua inglesa no turismo fez com que ela deixasse de ser uma vantagem competitiva. Hoje em dia, é quase impossível exercer a profissão sem esse conhecimento.
Por isso é muito comum encontrar profissionais procurando por essa qualificação. Em tempos de crise, as vagas de trabalho se tornaram escassas e não adquirir esse conhecimento pode ser autossabotagem.
Eventos internacionais
O primeiro item deste artigo já é um ótimo motivo para profissionais de turismo estudarem inglês com mais intensidade. Mas, há razões que tornam o aprendizado do inglês, de forma específica, relevante e vantajoso. Entre elas estão os eventos internacionais que acontecem com frequência.
Uma pessoa com conhecimentos sobre relações internacionais e domínio da língua tem muito mais chances de lucrar nessas ocasiões. Por exemplo, as Olimpíadas sempre movimentam o setor de turismo e são capazes de render milhões para empresas do setor. Mesmo que o indivíduo não trabalhe diretamente no evento, a época é mais favorável para acordos internacionais. Logo, o profissional pode realizar viagens para negociações e ofertas de serviços, como passagens aéreas.
Os procedimentos de trabalho vão depender dos interesses da empresa e segmento de atuação. Mas de qualquer maneira, essas ocasiões oferecem lucro para profissionais de turismo fluentes em inglês, já que diversas áreas podem ser exploradas e as chances de sucesso são maiores. Além disso, colocar experiências internacionais no currículo é uma ótima forma de conseguir prestígio profissional atualmente.
Oportunidades na hotelaria
O mercado hoteleiro segue crescendo, mesmo com a desaceleração da economia brasileira. O encanto natural do país faz com que turistas queiram visitá-lo cada vez mais, o que gera lucro para hotéis. Por isso, o profissional de turismo que conseguir uma vaga nessa área terá muito mais sucesso. E, um dos requisitos para que isso aconteça, é o domínio do inglês.
Apenas com esse conhecimento o especialista é capaz de oferecer total auxílio no empreendimento. Geralmente, o bacharel em turismo é responsável por manter o contato com os hóspedes e é essencial uma boa comunicação nesse momento. Caso contrário, aumenta a insatisfação dos clientes e o prejuízo.
Dessa maneira, a língua inglesa é essencial para quem deseja um cargo de prestígio nesse tipo de negócio. Cumprindo este requisito, o profissional terá a garantia de uma boa posição em um mercado de trabalho complicado.
Melhor capacidade de comunicação
A boa comunicação é imprescindível para o profissional de turismo. Apenas dessa forma, as demandas dos clientes poderão ser atendidas sem confusões. Além disso, um especialista nesse setor precisa entrar em contato com parceiros de negócios de outras regiões o tempo inteiro. Apenas com as formas apropriadas de diálogo esse procedimento pode ser finalizado sem transtornos.
E qual a importância da língua inglesa no turismo para esse caso? Primeiramente, a maior possibilidade de compreensão por conta do uso de uma língua internacional. Além disso, ao falar uma segunda língua, diversas áreas importantes do cérebro são ativadas. Esse aspecto ajuda a melhorar a concentração, sistema auditivo e fala. Portanto, as vantagens de ser bilíngue são inúmeras para um profissional.
Conhecimento de outras culturas
Conhecer as características de outras culturas é fundamental para pessoas que trabalham na área de turismo. Conhecendo as particularidades de diversas regiões, é possível oferecer dicas específicas, alertar o cliente em caso de perigos, etc. Assim, as chances do cliente ter mais segurança e confiança no seu trabalho são maiores. Além de garantir uma maior taxa de fidelização, a lucratividade do profissional aumenta.
Agora que você já conhece a importância da língua inglesa no turismo, entre em contato com a Idiomátika. Somos um curso de inglês para negócios, com metodologia premium. Nosso ensino é personalizada, de acordo com as dificuldades do aluno. Assim, a fluência é alcançada mais rapidamente e de maneira menos cansativa. Estamos há mais de 20 anos formando profissionais dos mais diversos setores. Somos a empresa certa para garantir o seu domínio no segundo idioma. Conte conosco!