Blog
22
ago

Vida de executivo: estratégias e investimentos para o sucesso

22 de Agosto de 2019 em Carreira e Mercado

Administrar uma vida de executivo é ter nas mãos o andamento de funções gerenciais de uma empresa. Por isso, o profissional precisa ter muito conhecimento na área e fluidez nas comunicações mercadológicas. Dentre as características de um executivo, podemos destacar a capacidade de negociação, liderança, responsabilidade e visão estratégica. Porém, existem métodos necessários para o dia a dia que influenciam diretamente no sucesso da carreira. Neste artigo, conheça as principais dicas e comece já a investir na sua vida profissional.

Entenda melhor como funciona a vida de executivo

como é o funcionamento da vida de executivo

Carreira

Como dito, a vida de executivo é embasada no conhecimento pleno dos negócios da empresa. Emendando a esse fato, está a capacidade de negociar, solucionar grandes problemas e agregar oportunidades ao negócio. O profissional pode ter se formado em áreas técnicas, como publicidade, medicina e tecnologia da informação, ou da área de gestão, como recursos humanos. Em suma, sua presença é indispensável para o sucesso da empresa.

Ocupação

O executivo pode estar, principalmente, nas áreas de vendas, mídia, contas e novos negócios. Eles identificam clientes em potencial, reconhecem oportunidades de negócio, gerenciam relacionamentos, garantem receitas comerciais e buscam por novos negócios estratégicos. Em geral, executam análise, planejamento, organização, liderança e controle.

Formação

Não existe uma formação específica para executivo. Ele pode se profissionalizar em diversas áreas. Alguns cursos como administração, ciências contábeis, marketing, engenharia de produção, gestão comercial e ciências econômicas podem contribuir.

Como se tornar um executivo melhor?

Conheça seu tempo

Já atuando na vida de executivo, independentemente do estágio, é preciso gerenciar o tempo para as tarefas. A qualidade na realização de cada uma depende diretamente dessa organização e dedicação. Planeje o dia, liste quais são as tarefas, não caia nas tentações (redes sociais, por exemplo) e se esforce para criar uma rotina.

Organize as metas

Falando em organização, isso se aplica às metas e objetivos de igual forma. Tenha metas de curto, médio e longo prazo. Não esqueça de comemorar o cumprimento de cada uma delas! Isso contribui para a motivação. Defina prazo e grau de importância de cada objetivo e trace planejamentos para alcançá-los.

Valorize os feedbacks

Superiores e colegas de trabalho observam seu trabalho e podem, sim, melhorar seu ofício. Portanto, mantenha-se sempre aberto a feedbacks e busque discernir como aplicar na sua vida profissional o que foi passado. Se não for uma cultura da empresa, cobre esse posicionamento em prol da sua própria qualificação profissional.

Equilibre sua agenda

Você viu aqui que organizar o tempo e as tarefas é essencial. Consequentemente, isso influencia na gestão de agenda. Existem aplicativos, hoje, que ajudam neste momento. O segredo de uma agenda organizada é aquela onde o enfoque está no dia a dia – no máximo na semana. Focar em tarefas longas pode prejudicar a organização. Cada uma precisa de um tempo específico para realização baseado no tempo que você precisa para isso. Assim, aproveite para analisar seu rendimento.

Invista em lazer

Não só de trabalho vive um homem, e essa filosofia é aplicada também na vida de executivo. Viver de trabalho e produtividade não são sinônimos. Atente-se em não deixar sua vida pessoal de lado e acumular estresses em demasia. Saiba diferenciar os problemas empresariais da sua vida particular, com amigos e família. A demanda é grande, mas aquele tempinho ocioso de um sábado à noite ou domingo de manhã pode ser seu momento para distração. Saúde mental importa e define sua permanência no mercado!

Cuide da saúde

Pratique exercícios físicos, faça exames periódicos e não ignore sinais do corpo. Essas atividades estão ligadas ao humor e todo psicológico. Quem lida com grandes tarefas, como um executivo, precisa estar em dia com sua saúde. Caso contrário, é comum observar o surgimento de transtornos que podem até afastar o profissional da sua função.

Busque por conhecimento

Conhecimento, de fato, nunca é demais, principalmente para executivos. Buscar por cursos e outras formações na área de atuação é essencial. Dessa forma, adquire-se mais poder argumentativo na hora de gerar ações para a ascensão da empresa. Outro conhecimento muito importante na vida de executivo é a fluência na língua inglesa. Oficialmente o idioma mundial dos negócios, o profissional que fala inglês garante grandes oportunidades ao redor do mundo.

Inglês para executivos não pode faltar

curso de inglês na vida de executivo

Conheça agora mesmo a Idiomátika. Somos um curso de inglês para executivos com metodologia diferenciada, focada nas necessidades de aprendizado de cada aluno. Por isso, oferecemos aulas individuais e totalmente personalizadas. Conheça o nosso inglês para negócios, curso de inglês para empresas e inglês in company. Aproveite para estender a leitura ao nosso blog e leia outros artigos exclusivos que vão ajudar na sua vida de executivo.
Entre em contato para mais informações!

Compartilhar:
Últimos artigosCategorias