Blog
11
jan
técnicas de memorização

Saiba as melhores técnicas de memorização de idiomas

11 de Janeiro de 2019 em Dicas de idioma

Um dos transtornos mais comuns enfrentados por estudantes de idiomas é o esquecimento do conteúdo aprendido. Em muitos casos, esse é o principal empecilho para o alcance da fluência na segunda língua. Por isso, é necessário ter conhecimento sobre técnicas de memorização para aprimorar os estudos e chegar aos resultados desejados.

Pensando nisso, a Idiomátika preparou este artigo para você. Listamos aqui as técnicas de memorização para que você não esqueça os conceitos aprendidos nas aulas. Assim, você poderá usufruir de todas as vantagens de aprender espanhol e inglês. Continue lendo para saber mais!

Por que as técnicas de memorização são necessárias?

Nós possuímos a alta tendência para o esquecimento. Geralmente, 50% do que aprendemos durante um dia de estudo é esquecido sem a realização de revisões. Esse fenômeno acontece porque o nosso cérebro trabalha de maneira ativa para que as memórias de longo prazo sejam esquecidas. Porém, esse processo acontece apenas com as lembranças menos utilizadas.

Ao contrário do que muitos pensam, é fundamental que esse procedimento ocorra para a manutenção da nossa saúde. Afinal, a exclusão de memórias inutilizadas a longo prazo é importante para que novos aprendizados sejam formados.

O problema desse fenômeno é a dificuldade que ele apresenta para o aprendizado do aluno. Isso acontece porque ele terá uma tendência natural para o esquecimento dos conteúdos aprendidos ao longo do tempo. Logo, sem as técnicas de memorização adequadas, ele terá mais dificuldades de alcançar a fluência. De acordo com pesquisas, o nome desse fenômeno é “curva do esquecimento”. Confira mais detalhes sobre ela abaixo:

 

O dia 1 representa o início dos estudos, quando o cérebro retém todas as informações possíveis. Essa é a melhor fase para revisões, porque após o primeiro dia a curva diminui drasticamente. Com o tempo, esse índice tende a reduzir e se estabilizar. Logo, o conteúdo aprendido é esquecido, diminuindo o desempenho do estudante.

Outros fatores também podem afetar essa curva. Por exemplo, medicações excessivas e doenças como Transtorno do Déficit de Atenção, estresse, ansiedade e depressão. Isso reforça a importância das técnicas de memorização para que o conteúdo seja bem assimilado.

Quais são as principais técnicas de memorização?

Além dos fatores apontados anteriormente, técnicas inadequadas de memorização também podem ser prejudiciais. Por isso, é imprescindível definir bem os objetivos e ter um bom direcionamento no momento dos estudos. Veja abaixo quais são as melhores medidas para não esquecer o conteúdo aprendido com o tempo.

Escreva textos na língua desejada

A escrita é uma das melhores maneiras de relembrar a gramática em inglês ou espanhol. Além disso, palavras e expressões aprendidas são colocadas em prática, ajudando o cérebro a revisar as informações. Caso você desenvolva essa tarefa com um professor, ela também será útil para que você identifique quais são os erros que merecem atenção.

Uma dica para ser bem-sucedido nessa ação, é manter a regularidade. Seguindo uma frequência será mais fácil melhorar o desempenho no estudo da segunda língua. Também é importante sempre rever os textos escritos e fazer as alterações necessárias. O processo de correção será importante para que você reveja estruturas equivocadas e melhore com o tempo.

Faça revisões após as aulas

Como apontamos anteriormente, a revisão é fundamental para garantir a memorização de um conteúdo. Dessa forma, serão maiores as chances de as lembranças acerca das informações não serem excluídas.

O ideal é que esse processo de revisão seja feito logo após as aulas. Caso não seja possível, procure manter uma regularidade semanal. Realize essa tarefa mesmo que você considere o conteúdo simples. Para trazer mais dinamismo para as revisões, procure por exercícios diversos. Desafie-se dentro do mesmo tema, com textos, áudios e diálogos.

Contextualize

A contextualização é uma ótima técnica. Afinal, integrar um novo conhecimento às informações que você já tem fortalece a memória. Para realizar esse procedimento, faça conexões; ao aprender uma nova palavra, procure inseri-la em diversos contextos. Além de ter mais facilidade para decorar termos, você melhora a aplicação de palavras durante conversações.

Ensine a um amigo

Sempre que possível, reúna-se com amigos para estudar. Além de aprender novos conceitos, você terá a oportunidade de ensiná-los sobre conteúdos que você já conhece. Esse aspecto ajuda a melhorar a memória e até mesmo compreender melhor as informações. Lembre-se que todos que ensinam bem, dominam muito o assunto.

Utilize a cultura ao seu favor

Durante o processo de memorização, não deixe de usar músicas, filmes e livros como ferramentas. Dessa forma, você terá mais facilidade para manter uma regularidade nos estudos. Além de divertir-se com esses elementos, faça análises detalhadas. Ao ler a letra de uma música na segunda língua, veja as conexões das palavras e pronúncia. Realize o mesmo procedimento com filmes, para melhorar a produtividade dos estudos.

Faça adaptações nesse método de estudo conforme os seus objetivos. Para ser mais certeiro nessa tarefa, conte com o auxílio de professores qualificados. Assim, as chances de cometer equívocos serão menores e você terá mais facilidade para memorizar os conteúdos.

Gostou do nosso artigo? Com a metodologia premium de ensino da Idiomátika você terá mais facilidade para aprender e memorizar informações. Somos um curso de espanhol e inglês para negócios. Contamos com professores altamente qualificados e serviços eficazes para potencializar o seu aprendizado e ajudá-lo a crescer profissionalmente. Além do inglês para executivos nossos professores lecionam espanhol para executivos, em aulas individuais ou in company. Para saber mais detalhes, entre já em contato conosco!

Compartilhar:
Últimos artigos Categorias