Blog
04
abr
carreira internacional

Como obter sucesso na carreira internacional?

04 de Abril de 2019 em Dicas de idioma

Ter uma carreira internacional de sucesso é o sonho de muitos brasileiros que buscam qualidade de vida e remunerações melhores. De acordo com pesquisas, 91% dos cidadãos têm vontade de deixar o Brasil para trabalhar no exterior. No entanto, grande parte dos indivíduos não sabem como iniciar suas atividades profissionais em países estrangeiros de forma vantajosa.

A Idiomátika preparou este artigo com dicas importantes para te ajudar a ser bem-sucedido na sua carreira internacional. Confira, a seguir.

Dicas para obter sucesso na carreira internacional

Planeje todos os passos

Assim como em qualquer outro âmbito da vida, uma carreira internacional precisa de um plano elaborado para dar certo. É importante analisar todos os fatores necessários para a sua nova fase profissional. Veja um simples passo a passo para o início do seu planejamento:

1- investigue sobre o mercado de trabalho da sua área em diversos países;
2- pesquise qual é o país com as oportunidades de atuação mais favoráveis;
3- estude sobre os requisitos para alcançar o cargo desejado;
4- entenda a demanda específica para sua área de atuação em determinada região;
5- por fim, escolha o melhor país para você investir a sua carreira.

Adquira especialização na sua área

A melhor decisão que você pode tomar em relação à sua carreira internacional é se tornar um especialista na sua área. Como a competição no exterior é acirrada, com concorrentes do mundo inteiro, é primordial que seu currículo se destaque dentre os demais.

Invista em cursos e qualificações específicos para aprimorar o conhecimento na sua carreira. Participe de eventos, e esteja informado sobre as tendências do mercado e suas inovações. Estar preparado é o melhor degrau para o sucesso!

Faça intercâmbio para estudar ou trabalhar

Para quem tem condições de viajar para o exterior antes de tentar carreira lá fora, o intercâmbio para trabalhar ou estudar é ótima ideia. Inclusive, em alguns países, é possível fazer os dois. Austrália e Nova Zelândia, por exemplo, oferecem a oportunidade para brasileiros ficarem no seu território para estudar e trabalhar ao mesmo tempo.

Caso seja possível, opte por fazer um curso de graduação ou especialização no exterior. Certamente, sua experiência profissional será riquíssima e trará bons frutos quando você planejar sua carreira internacional.

Obtenha a documentação necessária

Trabalhar fora do Brasil é uma condição que exige documentação específica para entrada e permanência de brasileiros no território estrangeiro. O visto é o documento mais solicitado. Existem vários tipos com determinadas funções, de acordo com as características da sua viagem. Há vistos destinados a turismo, tratamento médico, negócios, estudos, trabalho temporário etc.

Vale ressaltar que muitos países não exigem visto para brasileiros, como é o caso da Argentina, França, Uruguai, Espanha, Chile, Reino Unido, Nova Zelândia, entre outros. No entanto, os países mais requisitados, como Estados Unidos, Canadá e Japão, solicitam o documento de forma rigorosa. A Idiomátika já fez um artigo sobre como obter o visto americano. Leia e tire suas dúvidas!

Entenda os aspectos culturais do país

Para obter sucesso na carreira internacional, nada melhor do que compreender de fato toda a bagagem cultural que aquele país carrega. Portanto, pesquise bastante sobre a cultura do país e da região de atuação. Atitudes, valores, comportamentos, legislação e outros aspectos relativos a artes e conhecimentos devem ser observados com cautela. Isso ajuda muito na sua adaptação à nova cultura e lhe transmite a confiança necessária que um profissional bem-sucedido deve possuir.

Invista em network local

Faça contato com as pessoas que você conhece que moram na região, busque as comunidades locais e promova encontros. Ainda no Brasil, é válido desenvolver relacionamento com nativos e brasileiros que moram no país desejado. Uma boa dica é fazer amizade com eles por meio das redes sociais, trocando experiências, conhecimentos e histórias.

Explore suas características brasileiras

Mesmo que você precise se adaptar ao novo país, não esqueça suas origens. Os brasileiros possuem características inconfundíveis, como a resiliência e a habilidade de comunicação. Tais atributos são imprescindíveis para ter uma carreira sólida e bem construída, tanto no Brasil quanto no exterior. Além disso, são comportamentos muito valorizados que, na maioria das vezes, os estrangeiros não possuem.

Estude idiomas com foco em negócios

Independentemente do país que você deseja firmar sua carreira internacional, a fluência no idioma local é imprescindível. Dominar a língua é competência essencial para conseguir uma vaga no exterior. Portanto, o mais indicado é fazer um curso de idiomas com foco em negócios. O treinamento possui metodologia diferenciada para que os alunos aprendam uma segunda língua com base na comunicação corporativa.

Exercitar sua fluência em um cenário empresarial lhe garante habilidade e segurança para se comunicar com colegas de trabalho no exterior. Além disso, o curso com foco em negócios te torna apto a fazer entrevistas de emprego, reuniões, e-mails corporativos e conference calls. Tudo com a mais perfeita dicção e oralidade da língua estrangeira.

Conquiste uma certificação de proficiência

Há diversos exames de proficiência para comprovar a sua fluência na língua. Inclusive, a maioria das multinacionais solicitam a certificação como requisito básico para vagas de emprego. As provas mais comuns são TOEFL, TOEIC, IELTS e CAMBRIDGE (para língua inglesa) e DELE (para língua espanhola). Logo, verifique as exigências do mercado de trabalho do país em questão e busque sua certificação o quanto antes!

Conquiste seu sucesso na carreira internacional com ajuda da Idiomátika! Somos a sua última escola de idiomas, pois lhe tornaremos fluentes em inglês e espanhol premium. Atuamos com inglês para negócios e espanhol para negócios, com metodologia focada em aulas individuais, imersão e workshops para aprimorar seu conhecimento. Entre em contato e saiba mais sobre os nossos serviços!

Compartilhar:
Últimos artigosCategorias