Blog
27
mar
visto internacional americano

Você sabe como obter visto internacional americano?

27 de Março de 2018 em Culturas e Países

O sonho de muitos brasileiros é trabalhar ou morar fora do país, principalmente nos EUA. Mas, para que isso seja possível, é necessário conseguir um visto internacional americano, seja de turismo, de estudante ou de negócios.

Em 2012 entrou em vigor um novo sistema, reestruturando a maneira com que os vistos deveriam ser emitidos. A expectativa era que o processo se tornasse mais barato e mais rápido, entretanto, muitos foram aqueles que não gostaram das mudanças, como pessoas que moram fora das capitais, por exemplo. Com o novo método, essas pessoas precisam viajar duas vezes para conseguir o visto internacional, uma para ir ao CASV (Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto) e outra para a entrevista no consulado. Entretanto, longas filas de espera deveriam ser reduzidas.

Neste artigo da Idiomátika você entende detalhadamente como obter o visto internacional americano para evitar contratempos. Confira, a seguir.

Passo a passo para obter o visto internacional americano

1- Preencher o formulário DS-160

A primeira etapa para conseguir o visto internacional americano é preencher o formulário DS-160 no Site Oficial do Centro Eletrônico de Aplicação Consular do Departamento do Estado Americano. É necessário que o formulário seja preenchido em inglês, mas o site apresenta um mecanismo que traduz as perguntas para o português, para facilitar o entendimento. Faça tudo com atenção, pois não pode haver nenhum tipo de erro ou rasura. Cerca de 60% dos vistos são negados por conta de preenchimento errado do formulário.

Ao fim do preenchimento de cada página, salve o que foi feito e anote o número do “Application ID”. Ele será necessário no caso de você precisar acessar o formulário novamente. Depois de terminar o processo, imprima a página de confirmação.

2- Realizar o pagamento

O passo número 2 para obter o visto internacional americano é a criação de um conta no Site Oficial de Agendamento do Departamento do Estado Americano. Utilizando essa conta você irá emitir um boleto do Citibank para pagar a taxa do visto ou efetuar o pagamento por meio de um Cartão de Crédito Internacional (US$ 160, no caso dos vistos de turismo e negócios). Também é por meio desse site que você realiza o agendamento para retirar o visto, caso seja aprovado; o agendamento para comparecer no CASV; e o agendamento para entrevista do consulado.

Depois de cada operação, sempre imprima as confirmações.

3- Agendar a entrevista

Como dito, por meio do site citado acima você também realiza o agendamento para a entrevista. Basta inserir o número de confirmação DS-160 e seguir os passos para o agendamento. Você também pode fazer isso por telefone. Os números para contato estão nesse link.

Existem casos em que é necessário ir apenas ao CASV – como em renovações – e outros em que é necessário ir ao CASV e ao Consulado. No caso de necessitar das duas entrevistas, agende primeiro o CASV e depois o Consulado.

De acordo com um decreto instaurado pelo governo Trump, todos os vistos deverão passar pelo consulado, com exceção de:

– menores de 14 anos e maiores de 79;
– solicitantes de vistos diplomáticos e funcionários de governos estrangeiros e organizações internacionais (categorias A-1, A-2, G-1, G-2, G-3, G-4, OTAN-1 a -6, C-2 e C-3);
– solicitantes que possuíam visto da mesma categoria e que expirou menos de 12 meses antes da nova solicitação.

4- CASV

tirando visto internacional americano

No dia marcado, compareça ao CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) em posse da confirmação do formulário DS-160, passaporte e comprovante de pagamento da taxa. Lá você passará pelo recolhimento de impressões digitais e irá tirar uma foto.

Solicitantes com mais de 65 anos ou com menos de 15 não precisarão passar pelo recolhimento de impressões. Eles ou seus representantes legais devem entregar uma fotografia 5×7 e a página de confirmação do formulário DS-160 na central de atendimento.

Saiba que não é permitido entrar com bolsas ou mochilas no CASV e não existe um local específico para guardar seus pertences no centro. Deixe no carro ou em um guarda-volumes privado, que costuma ser bem caro.

5- Entrevista

Compareça à entrevista em posse do seu passaporte e da página de confirmação do formulário DS-160. Solicitantes com menos de 15 anos ou com mais de 65 costumam ser dispensados da entrevista, mas não é incomum que sejam convocados se a embaixada ou o consulado julgarem necessário.

Uma boa dica é levar documentos que mostrem vínculo com o Brasil e comprovam que o solicitante do visto internacional pretende deixar o país. Não existe uma lista oficial para esse tipo de documento, mas alguns bons exemplos são: carteira de trabalho, declaração de imposto de renda, extratos bancários e cartas de empregadores.

6- Aguardar a entrega

O solicitante costuma receber o visto em até dez dias úteis depois da entrevista. Você pode checar o status da solicitação durante o processo.

Os passaportes serão devolvidos em concordância com a opção de entrega que você selecionou no processo de agendamento. Você pode retirar o documento no CASV ou recebê-lo em casa.

Mais importante que obter o visto internacional americano é conseguir se comunicar adequadamente em outro país, principalmente se a sua viagem for por conta de negócios. Se você deseja se preparar para viagens internacionais com um curso de inglês para negócios premium e personalizado, conte com a Idiomátika. Conosco você aprende inglês de acordo com as suas necessidades pessoais e profissionais e nossos professores podem atendê-lo na sua empresa ou em um local de sua preferência. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nosso curso de inglês para executivos. Aguardamos por você.

Links úteis:
inglês in company
inglês para executivos
imersão em inglês

Compartilhar:
Últimos artigosCategorias