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Como se comunicar melhor em inglês em eventos de networking

14 de Março de 2018 em Carreira e Mercado Dicas de idioma

Que os eventos de networking são excelentes oportunidades para aumentar seus contatos profissionais, nós já sabemos. Porém, você já parou para perceber como estes eventos podem ser também uma ótima oportunidade para praticar seu inglês?

Nem todos os eventos de networking exigirão que você tenha um excelente nível de domínio da língua inglesa (muito embora ter uma boa fluência do idioma seja imprescindível para eventos ou convenções que contem com a participação de empresas internacionais, por exemplo). Contudo, conseguir se comunicar com maestria nesses locais pode alavancar seus contatos e, principalmente, deixá-lo mais confiante para se comunicar com pessoas de diferentes partes do mundo.

Se você está preocupado em criar uma boa impressão durante essas conversas casuais em eventos de negócios, deve saber que nem sempre isso é algo tão simples – principalmente quando esses diálogos são estabelecidos em um idioma diferente da nossa língua mãe. Mas, não se preocupe! A Idiomátika separou algumas dicas para ajudar você a se preparar para se comunicar com perfeição em eventos de networking!

O que é networking?

Network é um termo da língua inglesa (net = rede e work = trabalho) e seu significado é uma rede de relacionamentos ou rede de contatos. Um local para que pessoas troquem informações e conhecimentos profissionais e que pode ser bastante vantajosa para quem sabe utilizá-la, porque disponibiliza conexões com pessoas que você talvez nunca tenha imaginado conhecer. Cada diálogo é uma chance de conseguir novos contatos.

Mas, não ache que isso irá acontecer de uma hora para outra. Vá a eventos, meet ups, fóruns de discussão e outras situações em que você possa interagir com desconhecidos.

Você também deve se lembrar que quantidade não significa muito, você precisa de qualidade. Não é porque você tem muitos amigos que está fazendo um networking de forma correta. Contatos que não se relacionam são apenas contatos.

Para evitar chances perdidas, aprenda como se comunicar da maneira correta em eventos de networking, a seguir.

Dicas para se comunicar em eventos de networking

comunicação em inglês em eventos de networking

Pesquise

Estar preparado é um item fundamental em um evento de networking. Para que você faça isso de forma adequada, busque saber quais são as empresas que participarão, quais irão expor, quem irá palestrar, além de outras informações que serão relevantes para que você estabeleça uma boa comunicação com os demais. Com isso, você poderá se sentir mais confiante para iniciar um diálogo ou participar de debates.

Prepare-se

É bom ter um discurso preparado, porém, tenha cuidado para que ele não soe pouco natural ou pouco espontâneo quando estiver citando-o ao seu interlocutor. Caso você ainda não tenha tanta segurança em relação às suas habilidades oratórias, uma boa sugestão é escrever o que você acha mais relevante sobre você, sua empresa ou aquilo que você deseja comunicar. Depois, leia seu texto em voz alta algumas vezes para ficar mais acostumado à pronúncia das palavras e expressões em inglês e ganhar mais confiança.

Informe-se

Para ter um vocabulário mais rico e uma melhor performance em conversas que comprometam o seu networking, é importante manter-se atualizado, por meio de leituras de notícias e artigos em inglês, filmes, músicas, dentre outros exemplos.

Cultivar um repertório cultural diverso irá trazer uma maior desenvoltura e fluidez para qualquer conversa, por isso, busque criar o hábito de acompanhar portais de notícias, sobretudo as que estejam mais relacionadas ao seu mercado de trabalho. Estar sempre antenado irá servir para evitar constrangimentos ou, até mesmo, acabar ficando de fora da conversa.

Faça perguntas

Ao iniciar um diálogo, faça perguntas fazendo uso de pronomes interrogativos. Essa estratégia faz com que o diálogo siga com mais fluidez, evitando respostas curtas. Além disso, é uma maneira de demonstrar que você não está empenhado em falar apenas de si. O único cuidado necessário é evitar que a conversa pareça um interrogatório. Se você perceber que a pessoa não está muito interessada no diálogo e não lhe retribui perguntas, não insista.

Não use só linguagem verbal

Em eventos de networking, muitas vezes nos preocupamos demais em não fazer feio na comunicação verbal e nos esquecemos de nos atentar à linguagem corporal. Ela é tão fundamental quanto se sair bem na pronúncia de palavras em inglês.

Por isso, não deixe de sorrir naturalmente, descruze os braços ao conversar com alguém para parecer mais receptivo, evite olhar para o chão enquanto fala, não fique o evento inteiro no celular e dirija o olhar diretamente para o rosto de seu interlocutor. Lembre-se que alguém que transmite uma aparência fechada perde a oportunidade de conhecer pessoas interessantes não só em eventos de networking.

Frases proibidas em um evento de networking

Depois de todas essas dicas para se comunicar melhor em eventos de networking, que tal conhecer algumas expressões que não são adequadas nesse tipo de ocasião?

Can you get me a job? (Você pode me conseguir um emprego?)

Em eventos de networking é comum buscar por relações profissionais, mas você não deve buscar apenas por benefícios imediatos, como um emprego. Frases como essa podem insinuar que você está dialogando com aquela pessoa apenas para conseguir alguma coisa, o que é um tiro no próprio pé.

I hate my… (Eu odeio meu…)

Dizer que você detesta seu chefe, seu trabalho ou seus colegas também é uma péssima maneira de causar uma boa impressão em eventos de networking. Se a pessoa estivesse pensando em trabalhar com você, iria desistir na hora, pois entenderia que você não é nem um pouco discreto.

The labor market is getting worse (O mercado de trabalho está cada vez pior)

Por mais que a crise econômica do país esteja dificultando a ação de algumas empresas, lembre-se de controlar o pessimismo quando estiver conversando com profissionais que fazem parte do seu mercado.

Pessoas que costumam se lamentar muito em eventos de networking são lembradas de forma negativa.

Can we talk about work again? (Podemos falar de trabalho novamente?)

O networking só é eficaz se existir uma relação informal e subjetiva entre os participantes. Por isso, não é bom discutir apenas assuntos ligados à carreira e interromper o outro se ele iniciar um tema pessoal.

I’m the best! (Eu sou o melhor!)

O ego exagerado tem um efeito tão nocivo em relações interpessoais quanto a bajulação. Falar apenas de si e do quanto você é bom no que faz costuma provocar reações negativas. Seja sempre humilde e demonstre interesse pelas realizações do seu contato também. Afinal, vocês estão em um diálogo e precisam se conhecer mutuamente.

E então, está pronto para colocar nossas dicas em ação nos próximos eventos de networking em que participar em nome da sua empresa?

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