Trabalhar nos EUA é o sonho de muitos estrangeiros. A oportunidade de viver o “american way of life” e garantir uma vida financeira mais estável são um dos principais motivadores dessa vontade. Hoje, mais de 1 milhão de brasileiros vivem no país — a maioria deles é formada por executivos que trabalham em companhias americanas.
Neste artigo, a Idiomátika apresentará as exigências necessárias que os brasileiros devem cumprir para conseguir um bom emprego e estabelecer sua carreira internacional nos Estados Unidos. Entenda melhor, a seguir.
Em primeiro lugar, é válido salientar que trabalhar nos EUA ilegalmente traz riscos ao cidadão brasileiro, como deportação, multas e prisão. Portanto, é fundamental obter a autorização necessária para atuar profissionalmente no país. A primeira decisão a ser tomada é obter o visto adequado de trabalho, seja ele temporário ou definitivo.
Em suma, para trabalhar temporariamente nos EUA é preciso tirar o visto H. O brasileiro deve ter uma petição de trabalho (Form I-129) submetida pelo empregador norte-americano. O documento será aprovado pelo Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS). Além disso, existem algumas categorias de visto próprias para determinados tipos de trabalho. Veja as principais:
Quem deseja se mudar definitivamente para trabalhar nos EUA deve obter cidadania norte-americana ou o Green Card (cartão de residência permanente no país). O visto garante direitos e deveres aos estrangeiros, como trabalhar em qualquer estado federado. No entanto, seu portador não pode ficar ausente do país por mais de 6 meses consecutivos.
É possível adquirir o Green Card caso você se encaixe em alguma das situações abaixo:
Acima de tudo, é preciso ter um currículo norte-americano para se candidatar às vagas nos EUA. Consequentemente, fluência no inglês e perfil atualizado no LinkedIn também são fundamentais. Caso opte por algum dos vistos supracitados neste artigo, o ideal é que você já possua uma promessa de emprego no país. Em geral, os vistos são solicitados e financiados pelo empregador americano. Contratar um advogado de imigração é um ótimo recurso para leigos no assunto.
É recomendado que o imigrante conte com o auxílio de empresas de recrutamento. Da mesma forma, sites americanos também são ótimos para buscar vagas. Experimente visitar o GlassDoor, CareerBuilder, Dice, Media Bistro, SimplyHired, entre outros. As áreas com maior demanda de mão de obra são empreendedorismo, saúde, aviação, ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
Obviamente, todos os vistos específicos para trabalhar nos EUA exigem fluência em inglês. Tal condição é confirmada posteriormente em entrevistas com a embaixada norte-americana. Portanto, para não errar no momento final da sua conquista, faça um curso de inglês para negócios!
A Idiomátika oferece uma metodologia de ensino premium que visa formar profissionais para lidar com o inglês no ambiente corporativo. Entre nossos cursos, temos o curso de inglês para executivos, imersão em inglês e inglês in company. Entre em contato conosco e conheça melhor nossos métodos!
Fuja do tradicional “Merry Christmas”! Leia esse artigo da Idiomátika e conheça 13 frases de…
Você vai fazer uma videoconferência empresarial em inglês em breve? Confira as dicas que a…
Nesse artigo, a Idiomátika lista 5 incríveis dicionários de inglês online. Prepare-se para estudar em…
Você gostaria de conhecer os mais importantes termos em inglês business? Leia esse artigo que…
Confira o passo a passo para ter uma vida de executivo embasada nos melhores investimentos…
Nível A1, C2 ou B1? Ficou confuso? Esqueça o básico ou intermediário, conheça quais são…