Por mais que tenhamos bons conhecimentos sobre a língua inglesa, nem sempre nos sentimos completamente à vontade para usá-la. Existem diversas situações que colocam nossa habilidade à prova. Se, por acaso, você precisar enviar um e-mail em inglês para um cliente, um colega de trabalho de outro país ou até mesmo para uma loja no exterior, por exemplo, saberia como redigi-lo?
Por mais que muitas pessoas tenham dificuldade ou fujam o máximo que podem do aprendizado de novas línguas, saber a língua inglesa, hoje em dia, é uma exigência básica e fundamental para muitas empresas. Principalmente em multinacionais, o business English se faz necessário para tarefas como ler e redigir contratos, entrar em contato com outras unidades e funcionários por e-mail ou telefone, fazer reuniões, dentre outros exemplos.
Se você está precisando escrever um e-mail em inglês e não sabe como começar, está no lugar certo! A Idiomátika separou as melhores dicas para você enviá-lo agora mesmo. Para facilitar a leitura, ao lado de cada expressão em inglês, inserimos uma tradução livre, bem próxima, em português.
Como escrever um e-mail em inglês
Tenha objetividade
Antes de começar a redigir seu e-mail, pense em tudo o que você precisa falar nele. Após isso, tente cortar o máximo possível de itens. A objetividade na língua inglesa é fundamental, ainda mais em um e-mail, que deve ser uma mensagem bem direta, sem muitos detalhes. Tente elaborar um pequeno roteiro com os assuntos indispensáveis.
Comece pela saudação
Para uma mensagem formal, principalmente quando o assunto for relacionado a trabalho, a escolha da saudação é bastante importante. Saber como tratar seu destinatário é o primeiro ponto para um bom e-mail. Começar com “Dear Mr.” (Caro, senhor) ou “Dear Ms.” (Cara, senhora) é uma maneira mais formal e infalível de começar. Para algo mais casual, o famoso “Hi” (olá) pode cair bem.
Esclareça o seu objetivo
Como já dito, a objetividade deve ser seu norte. Por isso, após a saudação inicial, esclareça logo o motivo de sua mensagem. “I am writing to ask for some information about…” (Estou escrevendo para pedir informações sobre…) ou “I am writing regarding…” (Estou escrevendo a respeito de…) são boas formas de se introduzir o assunto. Se sua intenção for tratar sobre algo que já foi acordado anteriormente, pode-se usar “As requested, I am writing…” (Conforme solicitado, estou escrevendo…) ou “As agreed,…” (Como foi combinado…).
Evite contrações
É muito comum usarmos contrações como “I’m”, “You’re” ou “I’d like” quando escrevemos em inglês. Porém, quando se trata de e-mail em inglês, principalmente se for um e-mail de negócios, é sempre bom evitar. As contrações dão ideia de informalidade e muitas vezes não é isso o que queremos para nossa mensagem.
Procure parecer educado
Quanto mais expressões educadas você utilizar, mais o seu interlocutor perceberá o seu respeito e formalidade. Se quiser pedir algo, por exemplo, use “Could you…, please?” (Você poderia…, por favor?). A expressão inicial faz toda a diferença. Se seu e-mail precisar de uma resposta, você pode inserir a seguinte frase ao fim “I look forward to hearing from you” (Eu espero ouvir de você). Se seu e-mail for acompanhado de um arquivo em anexo, esclareça isso com “Please, find attached…” (Por favor, veja em anexo…).
Conclua sua mensagem
Após explicitar tudo o que gostaria, mostre-se disposto a atender seu destinatário caso ele apresente alguma dúvida, crítica ou sugestão. A frase “If you have any questions, let me know” (Se tiver alguma pergunta, deixe-me saber) é boa para esse caso. Isso demonstra que você está pronto para atendê-lo.
Atente-se para as saudações finais
Em e-mails formais em português, costumamos escrever “atenciosamente” ou “cordialmente”. Ao escrevermos em inglês, isso não é diferente. “Yours sincerely” ou “Yours faithfully” equivalem às duas expressões citadas, respectivamente. Para algo mais informal, “Best regards” (tudo de bom) ou “Have a nice day” (tenha um bom dia) são boas alternativas.
Pratique sempre
Como já dissemos, por mais que pareça que dominamos a língua, às vezes nos sentimos inseguros quando é necessário usá-la. Por isso, a prática constante é essencial para que se tenha confiança nesses momentos e não se cometa gafes irreparáveis. Para esses casos, uma conversação mais descontraída, como a metodologia Inglês Com Café, é um investimento valioso.
Links úteis: