Qualquer ambiente que frequentamos possui regras de etiqueta. No mundo dos negócios, as normas a serem cumpridas chamam-se Business Etiquette. Essas regras variam de acordo com os negócios e, principalmente, de acordo com o país, já que cada cultura carrega costumes próprios.
Se você tem a pretensão de fechar algum negócio internacional ou está prestes a se mudar para outro país, esse artigo com algumas regras de Business Etiquette vai te ajudar a não errar.
Regras internacionais de Business Etiquette
Certas regras de etiqueta são universais. Separamos algumas aqui e, por mais que você as conheça, é sempre bom relembrar.
1- Vista-se adequadamente
A roupa que você usa pode sim definir o futuro da reunião para a qual você está indo. Por isso, muito cuidado na hora de escolher o que vestir. O estilo da roupa também pode variar de um país para outro, então fique atento aos costumes do lugar.
2- Levante-se para cumprimentar
A especialista norte-americana em etiqueta, Barbara Pachter, afirma em seu livro “The essentials of business etiquette” que, quando você cumprienta alguém sentado, corre o risco de ser ignorado por aquela pessoa; porque passa a impressão de que sua presença é pouco importante naquele lugar. Portanto, sempre que alguém for se juntar a você e ao seu grupo em uma mesa, se levante e imponha sua presença.
3- Não puxe a cadeira
Alguns costumes que são ditados pelo gênero estão sendo excluídos do âmbito profissional. Entre eles, o hábito de os homens puxarem a cadeira para as mulheres se sentarem. No entanto, segurar a porta para uma pessoa passar, independentemente do gênero dela, é aceitável e visto com bons olhos.
4- Evite interrupções
É comum ouvirmos, principalmente no mundo corporativo, que tempo é dinheiro.Tente não entrar em assuntos que não são pertinentes àquela reunião, para que ninguém perca seu tempo com o que não é necessário. Evite também interromper quando alguém estiver falando, porque isso demonstra impaciência e falta de interesse no outro.
5- Cuidado com o que comer
Quando a reunião acontecer durante alguma refeição, o ideal é que a comida pedida seja leve, com poucos cheiros e de fácil mastigação. Esteja atento ao que as pessoas ao redor estão comendo e bebendo, não exagere com bebidas alcoólicas e, se você for o anfitrião, deve pagar a conta.
Business etiquette em alguns países
Como já dissemos, cada país possui suas particularidades quando se fala em Business Etiquette. Isso porque existem culturas e costumes diferentes e, por mais que a gente viva em um mundo globalizado, esses costumes interferem na hora dos negócios. Listamos alguns países e suas principais regras de Business Etiquette para te guiar na hora de fechar um negócio:
Estados Unidos
Os norte americanos costumam aceitar bastante informalidade nas reuniões de negócio. As pessoas são tratadas pelo primeiro nome e as roupas podem ser informais. Uma regra de Business Etiquette nos EUA é deixar o convidado tomar a iniciativa do cumprimento, se será beijo no rosto ou apenas um aperto de mão.
Eles também não se incomodam de discutir os negócios no horário das refeições, inclusive durante o café da manhã.
Espanha
Apesar da irreverência dos espanhóis, eles são bastante formais no ambiente de negócios. Entre as regras de Business Etiquette na Espanha, podemos destacar a formalidade dos trajes e a força do aperto de mão, que transmite seriedade e comprometimento.
Por outro lado, os espanhóis são mais abertos a falar de outros assuntos e trocar amenidades durante uma reunião de negócios.
Reino Unido
Uma curiosidade de Business Etiquette nos países do Reino Unido é que eles não costumam usar camisas com bolsos em reuniões e, se vierem a usar, os bolsos devem estar vazios.
Os britânicos também não gostam de ser encarados no olho, acham a atitude muito invasiva. Se algum empresário britânico oferecer um chá ou um café, evite recusar para não ofendê-lo.
Alemanha
Em uma reunião de negócios com um alemão, cumprimente-o com um aperto de mão combinado com um sorriso e um aceno de cabeça. Não entre na sala antes de pessoas mais velhas e, principalmente, evite piadas e colocações engraçadas durante uma reunião. Os alemães não apreciam senso de humor enquanto discutem negócios.
França
Uma das principais regras de Business Etiquette na França é se desculpar caso não saiba falar francês. Ainda que aceitem usar o inglês para executivos nas reuniões, os franceses sentem-se ofendidos quando alguém não consegue se comunicar em seu idioma e tampouco se desculpam por isso. Também é necessário saber que na França o horário das refeições é bastante apreciado, o que pode fazer uma reunião de negócios no almoço, por exemplo, duram no mínimo 2 horas. Nunca os apresse.
Japão
Sabemos o quanto a Cultura Oriental é diferentes das nossas, que vivemos no Ocidente. O Japão, por exemplo, possui uma cartilha de business etiquette bem rigorosa, na qual está incluído o cuidado na hora de abrir um presente, para que a embalagem não seja danificada. Dizer “não” ao receber uma proposta também é deselegante, assim como servir-se de bebida sozinho.
Inglês é fundamental
Independentemente de qual seja o país para onde você vai, seja para fazer negócios ou a lazer, o inglês para negócios é essencial. Pensando nisso, a Idiomátika, uma escola de inglês diferenciada, com curso de inglês para negócios, realiza imersão em inglês para que o você tenha domínio do idioma.
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