Quem busca por um emprego no exterior ou em multinacionais no país onde mora sabe o quanto é necessário manter o currículo em inglês atualizado. Afinal, esse documento revela às empresas o perfil do profissional, contendo informações como experiências profissionais e formação acadêmica. No entanto, durante a elaboração do resumé (currículo), podem surgir dificuldades relacionadas à tradução ou interpretação. Se você vive situação semelhante, acompanhe esse artigo da Idiomátika e veja como evitar problemas ao criar um currículo em inglês.
Te aconselhamos a não utilizar tradutores online na elaboração do currículo. A tradução da internet, geralmente, peca na conjugação dos verbos e nas concordâncias nominais e verbais. Isso sem mencionarmos que, ao tentar traduzir para o inglês as palavras em português com mais de um sentido, certamente você terá dificuldades para encontrar o significado desejado.
Dentre os problemas ao criar um currículo em inglês, um dos que mais se destaca relaciona-se à estruturação do documento. Para resolver essa questão, utilize sites que disponibilizam modelos de currículo em inglês. Nas páginas My Perfect Resume e Resume Genius você encontra currículos já formatados e disponíveis para download.
No local onde os dados pessoais (personal information, personal details or personal profile) serão colocados, ponha em cada linha as informações que identifiquem sua moradia e as informações de contato para que as empresas te notifiquem sobre o andamento do processo seletivo. Confira o exemplo a seguir:
Cada área de atuação tem um vocabulário específico para se comunicar. Portanto, é muito importante que você identifique quais são os termos utilizados pelo segmento que você pretende trabalhar. Agora, se você tiver dificuldade para traduzir palavras muito específicas, substitua-as por termos mais conhecidos na língua inglesa.
Também é importante que você verifique quais abreviaturas são mais empregadas na área pretendida. Quem lida com processos seletivos, certamente, já se deparou com siglas como FYI (for your information – para sua informação) e ASAP (as soon as possible – o mais breve possível) Lembre-se de que siglas como Msc (master’s degree – mestrado); PhD (doctoral degree – doutorado), HR (human resources – recursos humanos) e NGO (non-governmental organization – organização não governamental) são comuns aos currículos de diversos perfis profissionais.
Rodeios e falta de objetividade influenciam na maneira como o seu currículo será analisado pelos responsáveis de recursos humanos. No espaço reservado às suas perspectivas profissionais (professional perspectives), ponha frases breves e sucintas. Muitas empresas enxergam a objetividade (objectivity) como uma virtude para o profissional.
A fim de não enfrentar problemas ao criar um currículo em inglês aposte em orações na ordem direta e com o sujeito na voz ativa. Busque sempre manter a sequência sujeito, verbo e objeto como no exemplo a seguir:
I worked for Idiomátika from 2010 to 2017.
Sujeito: I (eu), verbo: worked (trabalhei) e complemento: for Idiomátika from 2010 to 2017 (para a Idiomátika de 2010 a 2017).
Um dos grandes problemas ao criar um currículo em inglês, deve-se à escolha das expressões. Por conta da língua portuguesa possuir palavras com mais de um significado, você pode encontrar alguma dificuldade ao fazer a tradução literal para o inglês, já que nem todas as expressões e termos podem ser traduzidos ao pé da letra. Considerando isso, separamos algumas palavras e expressões que te orientarão no preenchimento do CV.
Para não enfrentar problemas ao criar um currículo em inglês e receber boas oportunidades de emprego, aprimore seu inglês para negócios com a Idiomátika.
Por meio do nosso curso de inglês para executivos, além de aprender novos termos e expressões voltadas para currículos, você aprimora a sua leitura e pronúncia. Então, não perca tempo! Matricule-se já e treine o seu inglês para executivos!
Veja também:
imersão em inglês
imersão em inglês
Fuja do tradicional “Merry Christmas”! Leia esse artigo da Idiomátika e conheça 13 frases de…
Você vai fazer uma videoconferência empresarial em inglês em breve? Confira as dicas que a…
Nesse artigo, a Idiomátika lista 5 incríveis dicionários de inglês online. Prepare-se para estudar em…
Você gostaria de conhecer os mais importantes termos em inglês business? Leia esse artigo que…
Confira o passo a passo para ter uma vida de executivo embasada nos melhores investimentos…
Nível A1, C2 ou B1? Ficou confuso? Esqueça o básico ou intermediário, conheça quais são…