Estudar no exterior fazendo uma pós graduação, ou um curso de especialização, é uma vontade de milhares de brasileiros que sonham com uma carreira brilhante. A questão é que nem todos sabem o modo adequado de preparar essa viagem, e organização é a palavra-chave para quem deseja estudar no exterior.
Arcar com as despesas de estudar no exterior pode ser um verdadeiro desafio para algumas pessoas, e é preciso se planejar para não se deparar com nenhum imprevisto durante a viagem. Por isso, a Idiomátika preparou para você dicas de como estudar no exterior gastando pouco. Confira já:
Se você deseja fazer uma pós graduação no exterior, por exemplo, o primeiro passo é escolher em qual universidade você irá ingressar, em que país e em que curso. Pesquise nos sites das universidades, mande e-mail pedindo informações de bolsa de estudos e faça uma tabela definindo as coisas importantes, como informações sobre prazo, documentação e bolsa.
Se você não sente confiança em enviar um e-mail em inglês, com algumas dicas práticas para te ajudá-lo a redigir e-mails formais em inglês.
É preciso estudar muito bem o lugar para onde se deseja ir. Um erro muito grande é não avaliar o todo. Pesquise onde a moeda é mais barata, onde existem pacotes mais em conta e entenda muito bem o que aquele destino tem a te oferecer.
Para fazer uma pós no exterior, é necessário ter uma reserva financeira. Um curso de pós nos EUA, por exemplo, sem bolsa de estudos, custa em média US$40 mil anuais, segundo estimativa das agências de intercâmbio. Como a duração dos cursos é de, em média, um ano e meio a dois anos, um aluno gasta em média R$ 90 mil somente com a despesa dos estudos.
Porém, muitas vezes, existe uma opção de curso parecida com o que você busca em um país onde a moeda é mais barata do que o dólar, ou onde a duração do curso seja menor, por exemplo. Portanto, pesquise.
Atualmente, os programas de intercâmbio nos dão opções muito variadas de tempo, que se adaptam a nossa vida. Entenda de quanto tempo você precisa para completar seus estudos no exterior e pesquise as vantagens de cada tipo de programa. A variedade de programas vai de programas de um mês a programas de mais de seis meses. Tudo depende da sua disponibilidade pessoal e financeira.
Existem várias maneiras de poupar dinheiro planejando usá-lo em uma viagem. Você pode poupar por mês, pode vender algum bem e aplicar o dinheiro na poupança, ou até investir em uma renda extra.
As bolsas de estudo, integrais e parciais, representam a maneira mais usada para ingressar em uma universidade estrangeira. Os estudantes podem procurar as próprias universidades, consulados ou órgãos oficiais do país de destino para se informar sobre programas e o auxílio financeiro destinado aos estrangeiros.
Existem bolsas de estudo que, além da habitação, também arcam com os custos de passagem e até alimentação, livros e materiais didáticos.
Em algumas universidades, é possível trabalhar no campus, o que ajuda o estudante a se manter no país.
Se você quiser fazer uma viagem econômica, é preciso desapegar de supérfluos e aprender a ser mais flexível. Procure por um programa de intercâmbio mais barato, junte o dinheiro necessário para a viagem, e um extra para emergências, e adote uma atitude mais econômica durante a viagem.
Se alimentar em casa é um hábito simples que barateia bastante o custo de vida no exterior, por exemplo.
A Idiomátika é um curso de inglês para negócios. Cada aluno tem um programa feito 100% para atender as suas necessidades pessoais. Nosso curso oferece possibilidades como: aulas individuais, aulas de conversação e workshop de comunicação corporativa e conversação em inglês e turmas regulares e individuais. Entre em contato conosco e saiba mais!
Links úteis:
Fuja do tradicional “Merry Christmas”! Leia esse artigo da Idiomátika e conheça 13 frases de…
Você vai fazer uma videoconferência empresarial em inglês em breve? Confira as dicas que a…
Nesse artigo, a Idiomátika lista 5 incríveis dicionários de inglês online. Prepare-se para estudar em…
Você gostaria de conhecer os mais importantes termos em inglês business? Leia esse artigo que…
Confira o passo a passo para ter uma vida de executivo embasada nos melhores investimentos…
Nível A1, C2 ou B1? Ficou confuso? Esqueça o básico ou intermediário, conheça quais são…