As tradições natalinas costumam ser mantidas e levadas com o passar das gerações. Por mais que as famílias tenham hábitos diferentes umas das outras, em cada país essas práticas são minimamente parecidas e seguem, no geral, alguma lenda ou história mitológica local.
Em todo o mundo, existem tradições natalinas bem diferentes, seguidas de narrativas passadas de pai para filho durante muitos anos. Conheça alguns dos costumes mais diferentes de diversos lugares pelo mundo.
Na Itália, por mais inusitado que possa parecer, Papai Noel tem concorrência. A bruxa Befana é uma velhinha com cara de bruxa que passa pelas casas na madrugada do dia 5 de janeiro e deixa doces para crianças boas e um carvão (que hoje é representado por um doce preto) para crianças que não se comportaram bem.
Diz a lenda italiana que Befana passou a distribuir presentes depois de se arrepender por negar ajuda aos Reis Magos quando caminhavam para visitar o Menino Jesus – em 6 de janeiro, dia de Reis Magos. Hoje, as paróquias católicas organizam grupos em que um dos membros se veste de Befana e passam, bem animados, pelas casas das crianças perguntando aos pais se merecem doce ou carvão.
As tradições natalinas francesas também são um tanto quanto peculiares. No dia 25 de dezembro, os franceses costumam buscar a reconciliação com pessoas que se desentenderam ao longo do ano. Eles vão até a casa de seu desafeto e tentam fazer as pazes.
Na região da Catalunha, na Espanha, os espanhóis adoçam bastante a noite de natal. A tradição do Caga Tió acontece da seguinte forma: as crianças e seus familiares pegam um tronco oco no início de dezembro e começam a recheá-lo com doces durante todo o mês. No dia de Natal, as crianças batem no tronco com pedaços de pau até que ele se abra e os doces caiam. A lenda diz que o tronco comeu todos os doces ao longo de dezembro e, no dia 25, é como se ele defecasse tudo. Por isso, a tradução de Caga Tió é algo próximo a “tronco que faz cocô”.
As crianças gregas têm o costume de andar pelas ruas na véspera do Natal e do Ano Novo cantando músicas natalinas. Elas passam pela vizinhança ou vão nas casas de parentes e conhecidos para fazer a apresentação de natal ou de ano novo. Os adultos dão dinheiro aos pequenos para retribuir o canto.
O Natal é uma festa cristã, que comemora o nascimento de Jesus Cristo. Por isso, em países cuja população, em sua maioria, não é cristã, a festa não é comemorada com o mesmo entusiasmo. Para os países islâmicos, por exemplo, a data é vista como digna de respeito – já que, para eles, Jesus foi apenas um dos cinco profetas, mas não o mais importante – e não é tão festejada. Já no Japão, as pessoas comemoram o dia jantando com a família, mas não é um feriado como para os cristãos.
Ficou encantado com as tradições natalinas e pretende visitar os países para conhecê-las de perto? Não se esqueça da importância de saber se comunicar nesses lugares. A língua inglesa é praticamente universal, falada em grande parte do mundo. Dominando o idioma, você pode visitar qualquer local e conseguirá falar com as pessoas.
Para ter o inglês na ponta da língua, é preciso praticar bastante. Na Idiomátika, nossas aulas de conversação farão com que você se torne fluente em inglês. Continue navegando pelo nosso site e conheça mais sobre nossa metodologia.
Fuja do tradicional “Merry Christmas”! Leia esse artigo da Idiomátika e conheça 13 frases de…
Você vai fazer uma videoconferência empresarial em inglês em breve? Confira as dicas que a…
Nesse artigo, a Idiomátika lista 5 incríveis dicionários de inglês online. Prepare-se para estudar em…
Você gostaria de conhecer os mais importantes termos em inglês business? Leia esse artigo que…
Confira o passo a passo para ter uma vida de executivo embasada nos melhores investimentos…
Nível A1, C2 ou B1? Ficou confuso? Esqueça o básico ou intermediário, conheça quais são…