Os graus comparativo e superlativo são formas de relacionar dois ou mais itens por meio de adjetivos e, muitas vezes, podem gerar dúvidas. Grande parte das pessoas que fala inglês ou que precisa fazer uso do idioma para se comunicar, mesmo apresentando nível de domínio acima do básico, já encontrou dificuldades na hora de criar uma frase em que houvesse uma comparação. Então, quando usar comparativo e superlativo em inglês? Como cada um deles é formado?
Além de qualificar substantivos, usa-se os adjetivos para criar relações e comparações. Porém, essas comparações nem sempre estão em um mesmo nível, igualando dois ou mais substantivos. Elas também podem ser feitas criando uma disparidade entre eles e, para isso, usamos os formatos comparativo e superlativo.
Ainda tem dúvidas? Não se preocupe! Leia a seguir uma explicação mais detalhada que a Idiomátika elaborou sobre quando usar comparativo e superlativo. Ao fim, preparamos um teste para você colocar seus conhecimentos em prática. Confira:
Adjetivos quando em modo comparativo são usados para comparar um objeto a outro, dando a eles um grau de diferenciação. Como, por exemplo, em:
Na sentença acima, temos o adjetivo big (grande) em grau comparativo – bigger. Neste caso, para transformarmos o adjetivo comum em um comparativo, dobramos a última letra e acrescentamos o sufixo –er. Isso acontece porque a palavra big é o que chamamos de CVC, consoante-vogal-consoante.
Casos em que a palavra é um CVC ou termina em um, temos que dobrar a última consoante e adicionar o sufixo –er. Outro exemplo do mesmo caso é a palavra wet (molhado). O comparativo de wet é wetter.
No geral, quando o adjetivo não é um CVC, nem termina em um, e é formado por até duas sílabas basta adicionarmos –er. Veja o exemplo a seguir:
Quando o adjetivo é formado por até duas sílabas e termina em ‘y’, adicionamos o sufixo –ier. Como por exemplo:
Já quando o adjetivo apresentar mais de duas sílabas, não precisamos modificar sua forma original. Neste caso, basta adicionarmos more (mais) ou less (menos) antes do adjetivo. Como a seguir:
Além desses casos, também existem algumas exceções quanto ao grau comparativo. Os adjetivos good e bad não são alterados da mesma forma que os demais. Good se torna better e bad se torna worse.
O grau superlativo também compara itens, porém, criando uma relação de disparidade maior e em um universo maior. Vamos analisar os casos?!
Os graus comparativo e superlativo não são tão diferentes em seus processos de formação. No caso acima, entramos no mesmo mérito do grau discutido anteriormente. Temos o adjetivo tall, formado por uma sílaba. Quando o adjetivo é formado por até duas sílabas, adicionamos o sufixo –est. Se for um CVC, assim como no comparativo, dobramos a última consoante. O adjetivo big se torna biggest, por exemplo.
Quando o adjetivo possuir mais do que duas sílabas, não fazemos alteração alguma. Basta adicionarmos the most (o mais) ou the least (o menos). Como por exemplo:
Para palavras que terminam em ‘y’, acrescentamos o sufixo –iest. Veja os exemplos:
Assim como no comparativo, no grau superlativo também temos as exceções good e bad. Good se torna the best e bad, the worst. Exemplos:
E então, anotou tudo? O aprendizado do inglês não é difícil, o segredo é praticar! Os cursos de imersão em inglês, por exemplo, são uma ótima maneira de colocar seu inglês em dia de uma forma descontraída.
Que tal um teste rápido para checarmos se você realmente absorveu tudo? Vamos lá!
Links úteis:
curso de inglês para negócios;
Fuja do tradicional “Merry Christmas”! Leia esse artigo da Idiomátika e conheça 13 frases de…
Você vai fazer uma videoconferência empresarial em inglês em breve? Confira as dicas que a…
Nesse artigo, a Idiomátika lista 5 incríveis dicionários de inglês online. Prepare-se para estudar em…
Você gostaria de conhecer os mais importantes termos em inglês business? Leia esse artigo que…
Confira o passo a passo para ter uma vida de executivo embasada nos melhores investimentos…
Nível A1, C2 ou B1? Ficou confuso? Esqueça o básico ou intermediário, conheça quais são…