Blog
15
out
singapura

Singapura dos últimos 50 anos

15 de Outubro de 2015 em Culturas e Países

A República de Singapura é um destino que está em alta entre os turistas de todo mundo, encontra-se no sudeste asiático com clima equatorial e com uma população de aproximadamente 5 milhões de habitantes. Essa cidade-estado é repleta de diferenças culturais, religiosas e rica em sua história e também na sua economia. Ela está entre os cinco centros financeiros mais importantes do mundo desde 2008 e completou esse ano 50 anos de independência. A Idiomátika faz essa pequena homenagem à independência de Singapura e te leva para conhecer um pouco mais desse lugar tão encantador.

Singapura: antiga colônia britânica

Muita gente não sabe que Singapura foi colônia britânica por bons anos. Há 50 anos apenas que essa ilha conquistou sua independência. A permanência intensa da Grã-Bretanha acarretou em mudanças culturais importantíssimas, uma delas é o idioma. Com uma população composta principalmente de chineses, malaios e indianos, o país tem como línguas oficiais o malaio, o mandarim, o tâmil e o inglês. É isso mesmo, os nativos desse lugar falam pelo menos dois idiomas diferentes.

Outras influências podem ser facilmente percebidas, basta andar pela cidade-estado para observar essas influências no nome das ruas, nos monumentos, nos prédios coloniais – que hoje dividem o espaço com enormes arranha-céus –  e também no tráfego da cidade que utiliza-se da mão inglesa.

Desenvolvimento “de vento em popa”

Após sua independência, Lee Kuan Yew foi eleito primeiro-ministro e governou até 1990, sendo sucedido por seu filho, atual governante. Em sua gestão, a cidade-estado virou um tigre-asiático com uma economia de mercado baseada no capitalismo financeiro e industrial. Em apenas cinquenta anos, Singapura tornou-se um dos centros industriais mais importantes do mundo e uma potência tanto industrial quanto econômica. Sua população é altamente qualificada e bem educada, ao contrário dos demais tigres-asiáticos, o que não torna sua mão de obra barata. Também é dona de um dos portos mais movimentados do mundo com saída estratégica para o Oceano Pacífico.

Controle rígido para o desenvolvimento

Esse desenvolvimento acelerado teve que obedecer a regras rígidas para que ocorresse. Singapura é um local de multiculturas, inúmeras religiões, mas mesmo assim, todos devem se submeter a regras. Veja algumas regras dessa ilha:

  • É proibida a venda de chiclete: isso porque eles prezam muito pela limpeza da cidade-estado e o chiclete não colabora para uma cidade limpa.
  • Quem atravessar a rua fora da faixa pode tomar uma multa alta.
  • Em Singapura há pena de morte ou chibatatas para crimes considerados graves.
  • Todas as escolas são obrigadas a ensinar a língua inglesa por decisão do governo.

Singapura para os turistas

A cidade-estado surpreende qualquer turista. Com ótimas opções de lazer, alimentação e com organização e limpeza incomum, o lugar vem recebendo cada vez mais turistas que adotam a língua inglesa para se comunicar. Por isso, se você quer conhecer Singapura e precisa praticar seu inglês para garantir fluência, fale conosco! A Idiomátika trabalha com uma didática personalizada que garante sua fluência.  Confira nossos cursos e surpreenda-se!

Links úteis:

curso de inglês para empresas;

curso de inglês para executivos;

imersão inglês;

curso de inglês para negócios;

imersão em inglês.

Compartilhar:
Últimos artigos Categorias