Blog
27
fev
espanhol nos Estados Unidos

Saiba mais sobre o impacto do espanhol nos Estados Unidos

27 de Fevereiro de 2019 em Culturas e Países

De acordo com Criado (2003), o espanhol nos Estados Unidos possui uma presença constante, estando relacionado, principalmente, a fatores históricos. O espanhol é a língua materna no maior número de países do mundo. Sendo o idioma oficial de mais de 420 milhões de pessoas no mundo e de 21 países. Entre eles, sete deles fazem fronteira com o Brasil.

Atualmente, o México continua liderando com sobras o ranking, com mais de 121 milhões de falantes da língua. Entretanto, segundo projeções oficiais, os Estados Unidos poderão ter 138 milhões de hispanofalantes até 2050, ultrapassando, talvez, o México. A maior parte dos falantes da língua são imigrantes da América do Sul, mas, aproximadamente, 3,5 milhões de pessoas não são de origem hispânica. Para entender mais sobre o fenômeno do espanhol nos Estados Unidos, continue lendo esse artigo da Idiomátika.

Saiba mais sobre o Espanhol nos Estados Unidos

O espanhol nos Estados Unidos passou de geração por geração, com os primeiros imigrantes que conversavam entre si em espanhol. Já a segunda e terceira geração, costumam misturar inglês e espanhol, formando o fenômeno conhecido como ‘’spanglish’’.

O que é Spanglish?

O professor mexicano Ilán Stavans reuniu cerca de 6 mil exemplos de palavras do idioma no livro ‘Spanglish: The Making of a New American Language’. Segundo ele, essa forma híbrida de comunicação tem três jeitos para ocorrer.

A primeira é misturar palavras em espanhol e inglês na mesma sentença, por exemplo: “cierra la window” (fecha a janela). A segunda seria a tradução literal de palavras e expressões, como: “te llamo para atrás” no lugar de “I´ll call you back” (retornarei sua ligação). A terceira seria criar novas palavras, praticando a criatividade popular, como: “chopear” (ir às compras), que vem de shopping, ou “parquear” (estacionar um carro), do inglês “to park”.

Ao usar o idioma frequentemente é possível, de uma forma criativa, preservar e garantir a identidade cultural hispano-americana nos EUA. A frequência do espanhol nos Estados Unidos ocorre, principalmente, na Flórida, Geórgia, Texas, Califórnia e Nova Iorque.

Como isso influencia no mercado de trabalho?

É possível notar o avanço da influência do espanhol nos Estados Unidos e sua importância em diversas áreas. O eleitorado hispânico possui, cada vez mais, um grande impacto nos Estados Unidos. Há políticos importantes no país, como o senador Marco Rubi, com origem hispânica. No caso da comunicação, nos canais de TV aberta, os hispânicos já possuem quase a mesma audiência dos canais em inglês.

Atualmente, o poder de compra dos hispânicos já superou o dos afro-americanos. Com isso, tornou-se um público-alvo de grande interesse para empresas. Estas possuem interesse em fazer parte dos mais de 350 milhões de dólares consumidos pela comunidade hispânica.

O Brasil é o único país da América Latina onde se fala português. Quase todos os seus vizinhos falam espanhol, sendo assim, as escolas do Brasil devem ensinar, além do inglês, o espanhol. Tal fato evidencia a importância do espanhol para executivos, estudantes e profissionais de diversas áreas.

Resumindo!

Tendo em vista que vivemos em um mundo globalizado, aprender idiomas novos possui sua importância. O inglês sempre teve mais relevância no meio executivo, devido à força econômica dos países que falam tal língua. Entretanto, a língua tem sido um requisito em diversas vagas, sendo uma das vantagens de aprender espanhol. Segundo uma pesquisa salarial da Catho Online, há diferenças significativas na remuneração de profissionais que falam espanhol.

Com a criação do Mercosul e sua proposta de integração política, econômica e comercial, os laços entre os países vizinhos da América do Sul estão cada vez mais sólidos. Sendo assim, dominar o espanhol e conhecer sua cultura é essencial para as relações comerciais.

Por isso, conte com a Idiomátika na sua jornada de aprendizado na língua espanhola. Somos um curso de espanhol para negócios e inglês para negócios. Contamos com professores altamente qualificados e métodos eficazes para potencializar sua aprendizagem.

Compartilhar:
Últimos artigosCategorias