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ensino personalizado de inglês

Beth Vasconcelos comenta sobre o ensino personalizado de Inglês

07 de Outubro de 2016 em Dicas de idioma / Novidades sobre a escola

O ensino personalizado de Inglês é uma metodologia que chegou para mudar a forma como aprendemos o idioma. A fluência na língua inglesa é muito buscada nos dias de hoje, principalmente por profissionais de grandes corporações que precisam se comunicar em inglês e, muitas vezes, não sentem confiança para fazer isso com excelência.

O processo de aprendizagem personalizado, que é o maior diferencial da Idiomátika, promete romper a barreira entre conhecer a língua e conseguir aplicá-la à prática com fluência. Além disso, o ensino personalizado de Inglês é capaz de contornar outra grande dificuldade enfrentada, principalmente, pelo público corporativo: a falta de tempo.

Para discutir um pouco mais sobre o método da escola e compartilhar dicas e curiosidades sobre o ensino personalizado de inglês, entrevistamos Beth Vasconcelos, professora e fundadora da Idiomátika. Confira:

Veja, na íntegra, entrevista sobre o ensino personalizado de inglês

 

Idiomátika: Um curso customizado, que atenda às necessidades específicas do aluno, é um dos diferenciais mais marcantes da Idiomátika. Você pode falar um pouco mais sobre este conceito, e como ele pode ser o diferencial que o aluno precisa para aprimorar sua capacidade de comunicação em outro idioma?

Beth: Uma das grandes frustrações recorrentes entre as pessoas que já estudaram inglês durante anos é o fato de terem feitos vários cursos e mesmo assim não serem fluentes. As razões para este cenário são muitas, mas a principal é o fato de que cada pessoa é única e cada um possui um processo de aprendizagem diferente. Essas características pessoais precisam ser levadas em consideração na hora que desenhamos o programa do aluno. E, mais ainda, durante todo o processo precisamos estar atentos para fazermos os ajustes necessários. Não existe uma fórmula igual para fazer todo mundo falar inglês, mas existe uma maneira específica para cada um. É assim que trabalhamos: buscando essa forma específica que vai funcionar com aquele aluno individualmente.

 

Idiomátika: Você encara o ensino personalizado de Inglês como uma tendência atual, ou como uma oportunidade ainda pouco explorada por outros cursos no Brasil?

Beth: Se o ensino da língua inglesa caminhar para a busca de qualidade e eficiência, será essa a tendência. Mas, se os cursos continuarem visando unicamente o lucro em detrimento da qualidade do ensino, essa tendência não irá se firmar.

 

Idiomátika: O curso de imersão em inglês, por exemplo, serve para todos os perfis de alunos? Como saber qual é o tipo de curso que funcionará para cada caso?

Beth: Só conseguimos precisar qual o melhor formato para cada aluno depois que fazemos o mapeamento de necessidades e perfis. Nenhum formato pode ser aplicado para todos os perfis.

 

Idiomátika: O Inglês com Café é mais um evento disponibilizado pela Idiomátika , muito diferente do que vemos por aí. Você poderia explicar um pouco sobre como surgiu e como funciona?

Beth: O Inglês com Café surgiu da nossa observação de que muitos alunos não têm a oportunidade de praticar o inglês que aprendem fora do ambiente de sala de aula, ou fora do ambiente da empresa – em alguns casos. Criamos, então, o inglês com Café, que promove atividades como happy hour, workshops, winetasting, onde o idioma falado é o inglês e os participantes podem interagir nesse idioma.

 

Idiomátika: A Idiomátika é uma escola que tem como foco o ensino personalizado de Inglês para o público corporativo – ou seja, é um curso de inglês para negócios. De acordo com a sua experiência como professora e gestora, qual é a principal dificuldade trazida pela maior parte dos alunos? Como isto é trabalhado durante as aulas?

Beth: A principal dificuldade dos alunos é conseguirem usar de forma eficiente e espontânea as estruturas que aprenderam ao longo da vida. Eles possuem o conhecimento teórico mas não conseguem falar com desenvoltura, com fluência. Isso acontece porque fazer o aluno entender as estruturas, o vocabulário, etc. é só uma parte do processo. A maioria dos cursos param nesse momento. Mas, nós não. Nós vamos além e levamos o aluno ao uso correto e espontâneo das estruturas, através de uma metodologia que desenvolvemos ao longo desses 23 anos.

 

Idiomátika: É muito comum ouvirmos deste público corporativo que falta tempo hábil para aprender ou aprimorar a língua inglesa. Você percebe isso em seus alunos? Como eles lidam com isso? Que conselho você daria para alguém com um discurso como este e que, ainda sim, quer muito aprender o idioma?

Beth: Falta de tempo é um problema do mundo atual. Não é só em nossa área. Essa é uma questão que precisamos endereçar de maneira muito séria quando estamos negociando com o aluno o programa dele. Através de algumas ferramentas de coaching nós elaboramos juntos um plano de trabalho. Além disso, nós fazemos de tudo para viabilizar que o aluno tenha uma agenda sendo seguida; damos aulas por Skype quando eles estão viajando, agendamos aulas sábados e domingos quando necessário, lançamos mão de horários alternativos, enfim…ajudamos como podemos, pois o importante é que o aluno consiga ter a aula e alcance seus objetivos.

 

Idiomátika: A formação de professores é um ponto muito importante para garantir o sucesso no método de ensino de uma escola. Como seus profissionais são treinados? O que você prioriza na hora de escolher um bom professor?

Beth: Um professor precisa ser um professor. Parece redundante, mas isso é um ponto fundamental. Para ser um médico, você precisa se qualificar para tal e para ser professor não pode ser diferente. Tem que ter qualificação, excelente domínio do idioma, certificação internacional, vivência no exterior e é claro, ser treinado dentro da nossa metodologia.

 

Idiomátika: Gostaríamos de saber que conselho você daria para quem tem o desejo de aprender inglês, mas nunca estudou.

Beth: Um adulto? Bem, comece já o seu desenvolvimento com uma escola comprometida com seu processo de aprendizagem e não crie falsas expectativas de que será rápido. Um processo bem feito não é rápido e requer investimento e disciplina.

 

Idiomátika: Existe alguma experiência vivida durante sua vida profissional que você gostaria de compartilhar, como um exemplo prático que comprove a importância do inglês para a vida contemporânea? Pode ser uma experiência pessoal, ou de algum aluno ou colega de trabalho.

Beth:  São tantas histórias, tantas experiências… Nós trabalhamos mudando a vida das pessoas porque nós agregamos um enorme valor a elas… São tantos executivos que passaram por nós e que eram super experientes em sua área, mas que faltava o inglês para serem um profissional completo. E, depois de terem esse gap resolvido, tiveram sua vida mudada para muito melhor… É muito gratificante!
A experiência pessoal que sempre conto é o fato de que, por ter tido uma infância muito pobre, várias vezes o investimento na educação não acontecia da melhor maneira, por falta de recursos mesmo. Apesar disso, a minha avó (que me criou) tinha uma verdadeira obsessão pelo fato de que Inglês eu tinha que aprender desde cedo. Hoje tenho dificuldade até de acreditar nos sacrifícios imensos que ela fez para que eu pudesse aprender inglês muito cedo… Bem, acho que ela tinha razão… Acabei sendo fundadora de uma escola de inglês…

 

Então, o que achou da nossa entrevista? Agora que você já sabe tudo sobre ensino personalizado de inglês, o que está esperando para começar? Entre em contato conosco e saiba mais sobre nosso funcionamento.

Links úteis:

imersão inglês;

curso de inglês para negócios;

inglês para executivos;

inglês in company.

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